quarta-feira, agosto 03, 2011

Tróia-Lagos de bicicleta (1/4)

1ª Etapa - Tróia-Porto Covo - "Comer alcatrão"

A ideia desta viagem seria fazer Tróia-Lagos de bicicleta no espaço de 3 dias. O dia começou com um sprint até ao ferry em Setúbal visto já estarmos atrasados, mas lá conseguimos apanhar o ferry das 7:55.

A verdadeira aventura começou à chegada a Tróia por volta das 8:30, aí começámos efectivamente a comer alcatrão, este foi o único dia que só fizemos alcatrão e onde as médias de velocidade foram mais elevadas. Descontraidamente percorremos aquela planície cheia de belas paisagens que nunca tinha conseguido efectivamente apreciar quando percorri aquele caminho de carro.

Passado mais ou menos 1 hora de caminho a 1ª paragem para o pequeno almoço, e logo de seguida a 1ª queda, distraí-me e meti a roda da frente na valeta, apanhei um monte de areia e lá fui eu ao chão.

Seguimos caminho a bom ritmo e quando se aproximava o meio dia, e visto estarmos perto de Santo André, sugeri irmos almoçar a uma pizzaria em Santo André que tinha ido lá há uns anos atrás. A Pizzaria Vera Itália para mim tem das melhores pizzas que já comi, são feitas em forno a lenha o que as torna super saborosas. Infelizmente a pizzaria deixou de ter uns mega gelados que tinha antigamente, tivemos que nos contentar com as sobremesas tradicionais.

O caminho que se seguiu para mim foi o menos interessante de toda a viagem, apanhámos uma via rápida com duas faixas e muito movimento, a sorte foi uma das faixas estar em obras, então tivemos uma faixa dedicada para nós até Sines.

À chegada a São Torpes a 2ª queda do dia, entrámos num parque de estacionamento em terra batida e areia, numa zona onde a areia era mais funda lá perdi o controlo da bicicleta e fui outra vez ao chão. Lição do dia: os pneus de estrada de 1,5cm de espessura e poucos sulcos, apesar de se adaptarem à terra batida, no que toca a areia têm um péssimo comportamento.

O caminho que se seguiu até Porto Covo apesar de ser bastante bonito sempre à beira mar, acabou por se revelar um pouco stressante pois a estrada era estreita, sem bermas e aquela hora havia imensos carros de pessoas que iam para a praia. Por volta das 15:30 chegámos a Porto Covo e com alguma dificuldade lá conseguimos arranjar um apartamento para dormir e onde podíamos guardar as bicicletas.

Como ainda era bastante cedo ainda conseguimos aproveitar o resto da tarde para descansarmos na praia e dar um mergulho. Ao jantar fomos comer uma feijoada de búzio num dos restaurantes da praça central de Porto Covo.