segunda-feira, setembro 09, 2013

Swim Challenge - Aldeia do Mato

O Swim Challenge da Aldeia do Mato já uma prova tradicional no meu calendário, mais que não fosse porque é uma prova organizada pelos meus colegas, além disso é uma das provas mais importantes da temporada nacional de águas abertas.

Este ano pela primeira vez decidi tentar a distância de 5km, que fazendo a transposição para provas de corridas, é mais ou menos o equivalente a uma meia maratona. Normalmente faço as distâncias abaixo de 2km e só em treinos é que faço distâncias maiores, mas raramente chego aos 5km. A prova consistia em 2 voltas a um percurso em que a primeira parte de cada volta era feita contra o vento e corrente.

Tinha como objectivo pelo menos na primeira volta conseguir ir atrás de alguém na primeira parte do percurso para estar protegido contra a corrente. Tive sorte e logo desde o início entrei num grupeto de 5 elementos onde tentei ir sempre protegido da corrente, nunca passando pela frente. A ideia de ir num grupeto também me garantia que o barco vassoura não me viria rebocar, pois estava a contar ser dos últimos e o barco podia começar a querer recolher-me.

Quando começámos a nadar a favor da corrente reparei que havia um nadador a cerca de 100 metros do nosso grupo, ainda pensei sair para a frente do grupo e tentar descolar para apanhar quem estava a frente, mas como ainda faltava muita prova e não estou habituado a distâncias grandes decidi continuar protegido no grupo. Havia 2 nadadores no grupo de toca amarela que estavam a puxar mais (apercebi-me no final que era os 2 meus colegas de clube), eu tentava controlar quem ia à frente mantendo-me sempre que possível na 2ª posição. Os outros 2 elementos do grupo um deles estava mais ou menos a fazer o mesmo que eu, tentava ir na cola do 1º, e muitas vezes nos acotovelávamos a tentar estar nos pés do 1º, e o 5º elemento ficou sempre na cauda, pareceu-me sempre que tinha dificuldades em seguir-nos.

Acabada a 1ª volta ainda todos juntos, sentia-me bem fisicamente, apenas havia alguma tensão para não deixar ninguém sair do grupo. Quando começamos a apanhar a corrente contra, o nadador que se estava a conter tal como eu, acelera algo forte mas abre um pouco a trajectória, não estando a fazer uma linha muito recta até à bóia que devia estar a cerca de 1km (esta parte era sempre contra a corrente). Ali tive de tomar uma decisão ou continuar atrás de alguém que fizesse uma trajectória mais correcta ou ir atrás dele. Acabei por tomar uma má decisão não fui atrás dele, e ninguém do grupo, apesar de estarmos numa melhor trajectória estava a um ritmo forte o suficiente para o ir apanhar. Nessa altura tive de tomar a decisão de ser eu a fechar o espaço que já estava em mais de 10 metros, o que me custou um bocado. Esta aceleração fez com que o grupo partisse, o elemento que parecia em dificuldades ficou para trás assim como um dos meus colegas de equipa, ficámos só 3 elementos.

Faltava agora a parte a favor da corrente, ainda ponderei passar para a frente e tentar destacar-me pois sentia-me bem, mas a decisão mais inteligente era deixar quem estava a frente continuar a puxar e desgastar-se, o meu outro colega de equipa também já tinha puxado imenso no princípio por isso também não deveria estar nas melhor condições, além disso eu tenho uma capacidade razoável de sprint por isso se chegássemos em conjunto eu teria toda a vantagem. Apesar de alguns esticões, consegui manter-me sempre em 2º até à última bóia, faltavam 100 metros para o final, tinha agora de ser eu, mal passo a bóia ponho-me lado a lado e acelero sem mais olhar para trás e tentando manter sempre uma trajectória a direito para a meta, não me queria descuidar e fazer uma trajectória menos direita que num curto espaço podia-me fazer perder segundos preciosos. Quando faltavam 5-10 metros para o final olhei por cima do ombro pela primeira vez, tranquilo eles estavam longe podia cortar a meta calmamente. Acabei com 1h36m32s, abaixo de 1h40m que era o meu objectivo inicial.

Tive algum receio no início que a prova fosse chata, pois já nadei mais de 1 hora sozinho e é aborrecido, mas o facto de ter ido num grupo que tinha de estar com atenção constante para não deixar ninguém fugir, fez com que a prova fosse emotiva para mim. Dos 54 nadadores que começaram a prova acabei no lugar 40, pode parecer mau, mas para mim foi muito bom pois estavam em prova alguns dos melhores nadadores nacionais, olímpicos inclusive, que treinam muito mais que eu e dedicam-se à natação como único desporto. Todos os resultados podem ser vistos aqui

Sem comentários: