segunda-feira, outubro 07, 2013

1ª Maratona de Lisboa - Rock & Roll

A minha última meta a cortar a nível de objectivos desportivos era acabar uma maratona. No início do ano não estava bem claro para mim se seria este ano que faria a maratona pela 1ª vez, mas com o desenrolar do ano senti-me cada vez melhor, os resultados iam aparecendo nas provas em que participava e quando soube que ia haver uma maratona que partiria de Cascais para acabar no Parque das Nações não tive muitas dúvidas que esta seria a maratona ideal para eu me estrear.

O dia estava solarengo, aliás até um pouco de calor demais para correr, sem vento que é um dos piores inimigos que um corredor pode ter. O meu objectivo principal era acabar, e se pudesse fazer abaixo das 3h30m melhor, então comecei a um ritmo que me permitisse esse tempo, sabia que tinha de fazer 4m50s-5m00s/km para conseguir esse objectivo. É um ritmo que para mim é calmo, vou com uma pulsação bastante baixa e a respiração controlada.

Do quilómetro 3 ao quilómetro 20 tive a companhia no Rui Rodrigues, que é um excelente corredor, muito melhor que eu, e me deu uma ajuda tremenda, fomos a falar descontraidamente o que ajudou a passar o tempo, quase nem dei pela passagem destes primeiros quilómetros.

À passagem pela meia maratona estava com o 1h43m40s, que era uma passagem que me possibilitava pensar em baixar das 3h30m, se mantivesse o ritmo acabaria a rondar as 3h27m. Até aos 26 quilómetros consegui manter o ritmo e sentia-me bem, mas a partir dos 26kms senti-me cansado e a baixar o ritmo. Frente à estação de Alcântara passa por mim o portador da bandeira das 3h30m, era a confirmação que estava a baixar de ritmo. Ao quilómetro 29 começa-me a doer ligeiramente o joelho esquerdo e pouco depois tive a necessidade de andar pela primeira vez.
Daqui até ao fim foi um sofrimento atroz, como nunca tinha sentido em nenhuma prova, nem quando subi à Serra da Estrela, nem no triatlo do Estoril ou no Oh Meu Deus de Vila de Rei que fiz 16kms com um pé torcido. Foi raro o quilómetro que consegui fazer sempre a correr, nem que por breves instantes tinha de andar um pouco, as dores nas pernas eram tantas que não conseguia aguentar a correr e quando andava sentia que não o podia fazer durante muito tempo porque corria o risco de ter mesmo de parar.

Já nos últimos 3 quilómetros vejo a bandeira das 4h a passar por mim, nem queria acreditar no tempo que estava a perder, ainda tentei não me distanciar mas o coração estava descontrolado e as pernas não queriam mais. Acabei com o tempo de 4h02m57s, estou contente por ter acabado mas muito descontente com o tempo final. E se me perguntarem o que podia melhorar, francamente não sei, não sinto que tenha começado rápido demais, simplesmente senti-me totalmente vazio nos últimos 10 quilómetros. Tenho que corrigir este tempo, apesar de só de pensar no sofrimento que é fazer uma maratona, me deixa logo com receio da próxima tentativa.


Dados da minha prova:
  • Passagem aos 10km ; tempo = 48m35s ; pace = 4:52/km ; velocidade = 12,35km/h
  • Passagem aos 21km ; tempo = 1h43m15s ; pace = 4:58/km ; velocidade = 12,07km/h
  • Passagem aos 24km ; tempo = 1h58m30s ; pace = 5:05/km ; velocidade = 11,80km/h
  • Passagem aos 26km ; tempo = 2h09m25s ; pace = 5:28/km ; velocidade = 10,99km/h
  • Passagem aos 30km ; tempo = 2h32m30s ; pace = 5:46/km ; velocidade = 10,40km/h
  • Passagem aos 32km ; tempo = 2h46m20s ; pace = 6:55/km ; velocidade = 8,67km/h
  • Passagem aos 33km ; tempo = 2h59m25s ; pace = 13:05/km ; velocidade = 4,59km/h
  • Passagem aos 36km ; tempo = 3h20m05s ; pace = 6:53/km ; velocidade = 8,71km/h
  • Passagem aos 40km ; tempo = 3h52m00s ; pace = 7:59/km ; velocidade = 7,52km/h
  • Final 42,195km ; tempo final = 4h02m57s ; pace = 4:59/km ; velocidade = 12,03km/h
  • Pace total = 5:45/km
  • Velocidade média total = 10,42km/h

1 comentário:

Miguel M. Augusto disse...

Uau... Excelente Tiago. Parabéns!!! :-D